Considerada símbolo do progresso e da inovação da China em infraestruturas, a ponte sobre o desfiladeiro do rio Dadong em Chongqing, na China, é um pesadelo para quem precisa atravessá-la, principalmente em dias de vento forte. Ela se estende por 240 metros e tem 12 metros de largura, mas pista única que comporta apenas um veículo de cada vez.
Suspensa a cerca de 300 metros acima do rio, ela não tem torres ou bases para suporte, sendo amparada apenas por quatro cabos de aço, para sustentar veículos de até 45 toneladas. Aliás, caminhões e máquinas de construção são os únicos tipos de veículo permitidos na ponte suspensa, pois eles transportam equipamentos e trabalhadores para a gigantesca Ponte Shuangbao.
Por sinal, foram os clipes da passagem de veículos de construção pesada que tornaram a ponte estreita e de aparência frágil uma das paisagens mais assistidas nas mídias sociais. A visão dos motoristas atravessando encanta e assusta ao mesmo tempo, pois, mesmo com rede de segurança laterais, qualquer movimento em falso pode significar uma tragédia.
Quem estiver com medo de se deparar com essa ponte balouçante em sua próxima viagem à China, pode ficar tranquilo. Primeiramente, porque o tráfego de carros de passeio comuns está proibido e, em segundo lugar, porque essa ponte sobre o desfiladeiro do rio Dadong é um projeto temporário, realizado apenas para dar suporte à ponte Shuangbao, essa sim uma estrutura de tirar o fôlego.
Quando estiver em pleno funcionamento, ela fará o trânsito sobre os rios Dadonghe e Xiaohegou, que são parte importante da hidrografia da província de Sichuan e desempenham papéis-chave nos ecossistemas locais.
No entanto, para construir essa estrutura impressionante, os trabalhadores precisavam de uma passagem estratégica para chegar à pequena montanha que sustenta um dos gigantescos pilares do arco central. Para isso, decidiram construir essa ponte suspensa temporária.
Viabilizada pelo trabalho das pessoas que se aventuraram sobre o desfiladeiro do rio Dadong, a ponte Shuangbao é a maior ponte de arco duplo do mundo, com dois vãos de tubos de aço preenchidos com concreto, colocados costas com costas, medindo 380 metros, ou 405 metros se medidos entre o centro das vigas. As duas travessias em arco têm 301 e 297 metros de altura.
Com seis pistas, a estrutura colossal cruza os rios Dadonghe e Xiaohegou e completa uma nova ligação da rodovia expressa G65 que vai do sul da cidade de Penshui até a rodovia expressa Youyang-Yanhe, segundo a ECNS (China News Network), site oficial da Agência de Notícias da China.
Conforme a agência de notícias, a conexão final dos arcos da maior ponte do mundo ocorreu no final do ano passado.
Mín. 22° Máx. 40°