José Ramalho Neto, mais conhecido pelo nome artístico Zé Ramalho, é um renomado cantor e compositor brasileiro, nascido em 3 de outubro de 1949 na cidade de Brejo do Cruz, no estado da Paraíba.
Sua música é profundamente enraizada na cultura regional do Nordeste brasileiro, sendo ele um de seus mais expressivos representantes, entretanto sua discografia impressiona pela diversidade de influências, especialmente do rock. Em sua juventude o músico foi influenciado pelos Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd e Bob Dylan. Zé Ramalho também se inspirou nos cantores e grupos brasileiros da Jovem Guarda, chegando a integrar conjuntos musicais do gênero.
Ao longo de sua discografia é possível destacar diversas músicas que poderiam facilmente integrar um disco de rock. De seu disco de 1978 intitulado "Zé Ramalho" vale o destaque para "A dança das borboletas", que tem como guitarrista Sérgio Dias, integrante e fundador da banda Os Mutantes. Posteriormente a mesma faixa ganhou uma versão com a banda Sepultura. Do disco de 1979 "Zé Ramalho 2" (também conhecido como "A Peleja do Diabo com o Dono do Céu"), a gravação das guitarras de "Jardim das Acácias" ficou a cargo de Pepeu Gomes, membro do Novos Baianos. O disco "A Terceira Lâmina" de 1981, abre com a faixa "Canção Agalopada", com participação da soprano Maria Lúcia Godoy e bateria de Rui Motta, trazendo uma linguagem musical bem próxima do rock.
Em 1982 foi lançado o disco "Força Verde", a faixa "Eternas ondas" apresenta uma sonoridade experimental repleta de efeitos, digna de uma banda de rock psicodélico. O disco "Orquídea Negra" de 1983 traz na faixa "Dominó" arranjos de guitarra executados por Armandinho do grupo A cor do Som. Na faixa "Napalm" as guitarras foram gravadas por Robertinho de Recife. Em 1984 Zé Ramalho lança o disco "Pra não dizer que não falei de Rock", com uma sonoridade típica de uma banda de rock, com destaque para a faixa "Made In PB", que teve as guitarras gravadas por Rick Ferreira. É possível encontrar vários outros exemplos ao longo da discografia do cantor, que inclusive já fez discos inteiro de regravações de Raul Seixas, Bob Dylan e Beatles.
Zé Ramalho também já fez parcerias relevantes com artistas de destaque do rock brasileiro, a exemplo da banda Sepultura, com quem dividiu o palco Sunset do Rock in Rio em 2013. Robertinho de Recife faz a produção e arranjos em alguns discos de Zé, os dois também gravaram um disco juntos, que traz "Ás de Espadas" versão de "Ace of Spades" do Motörhead e "Sr. Ozzy" versão de "Mr. Crowley", de Ozzy Osbourne. Zé Ramalho utilizou da estética sonora e visual do rock ao longo de sua carreira, a mescla desses elementos com aspectos do regionalismo da música nordestina fazem de Zé Ramalho um artista único, que consegue transitar com maestria entre o rock e a música popular brasileira.
Mín. 22° Máx. 40°