O jovem José Francisco Santos de Melo, de 18 anos, foi encontrado morto após se afogar durante um mergulho no balneário Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, no início da noite deste domingo (5). Conforme o Corpo de Bombeiros, testemunhas relataram que o jovem tentou resgatar uma garota que estava se afogando no mesmo local.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros do município, ele desapareceu por volta das 16h, quando outras pessoas que estavam no local acionaram os bombeiros. Após cerca de duas horas de busca, o corpo de Melo foi encontrado pelos militares.
“Nesse interstício foi acionado a guarnição de mergulhadores do 4º Batalhão que estavam de folga, pra estar ali se deslocando com o apoio de uma embarcação e mais equipamentos de mergulho dar continuidade nessas buscas. Após a chegada desses mergulhadores com a embarcação, facilitou o trabalho da guarnição, foi possível percorrer uma maior área do local onde ele [Melo] havia se submergido e após meia hora de mergulhos seguindo o leito do rio, foi possível encontrar o corpo do jovem ali, 15 metros do local onde ele havia se submergido”, explicou o tenente Rosenildo Pires.
O tenente informou ainda que o trecho onde o afogamento aconteceu fica próximo a um local de grande profundidade, entre seis e sete metros, onde existem tubulações de concreto conhecidas como boeiras e com forte correnteza, o que pode representar um risco maior de acidentes. Os bombeiros não informaram se havia salva-vidas no balneário.
“Ele estava com familiares, se divertindo, no dia tradicional aqui de sol. Havia mais de duzentas pessoas ali no Igarapé Preto, se divertindo naquele momento. O que foi coletado ali através de populares que verificaram, que presenciaram o fato, é que já havia uma garota se afogando ali próximo à boeira, na próxima correnteza, e esse jovem veio a se aventurar ali na tentativa de resgatar essa jovem e infelizmente veio a se afogar”, acrescentou o tenente.