Quarta, 17 de Agosto de 2022
35°

Poucas nuvens

Plácido de Castro - AC

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissões promovem debate sobre diagnóstico e estimulação precoce para bebês com autismo

Antonio Scarpinetti/Unicamp Erika Maria Parlato de Oliveira, fonoaudióloga e professora da Universidade Paris VII As comissões de Defesa dos Dire...

01/07/2022 às 11h20
Por: Agência Plácido Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Erika Maria Parlato de Oliveira, fonoaudióloga e professora da Universidade Paris VII - (Foto: Antonio Scarpinetti/Unicamp)
Erika Maria Parlato de Oliveira, fonoaudióloga e professora da Universidade Paris VII - (Foto: Antonio Scarpinetti/Unicamp)

As comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Seguridade Social e Família debate na quarta-feira (6) o diagnóstico e a estimulação precoce para bebês com autismo. O debate foi sugerido pelo deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG)

Foi convidada a professora Erika Parlato Oliveira, doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutora em Ciências Cognitivas e Psicolinguística (EHESS-Paris), pós-doutora em Psiquiatria Infantil na Universidade Pierre et Marie Curie, em Paris, ganhadora do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger – 2022, oferecido pela Câmara dos Deputados. A pesquisadora estará no Brasil nos primeiros dias de julho para receber o prêmio.

Eduardo Barbosa explica que Erika Parlato desenvolveu diversos estudos com bebês e trabalhos sobre o autismo e propostas de reconhecimento das possibilidades das crianças e adultos com autismo. "Sua pesquisa destaca a importância de estratégias adequadas para o amplo desenvolvimento de autistas que favorecem a qualidade de vida e as oportunidades socioeducativas e de trabalho", explica o parlamentar.

O debate será realizado às 13 horas, no plenário 7. Os interessados podem participar do debate e acompanhar a discussão pela internet.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.