Domingo, 23 de Janeiro de 2022
29°

Pancada de chuva

Plácido de Castro - AC

Meio Ambiente Acre

Semapi realiza oficina para planejamento estratégico da APA Lago do Amapá

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), iniciou nesta quarta-feira, 24, a oficin...

24/11/2021 às 17h20
Por: Agência Plácido Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), iniciou nesta quarta-feira, 24, a oficina participativa para planejamento estratégico da Área de Proteção Ambienta (APA) Lago do Amapá, em Rio Branco. O evento, que se estende até a sexta-feira, 26, está sendo realizado na Igreja da comunidade, na Estrada do Amapá, Km 5, Ramal Santa Helena. Membros do conselho consultivo da unidade de conservação, instituições parceiras e moradores participam da atividade.

Durante os três dias de encontro os envolvidos vão buscar definir o propósito da APA, abordando também temas relativos a recursos e valores fundamentais, além de tratar sobre os programas de gestão para a consolidação da unidade.

Durante os três dias de encontro os envolvidos vão buscar definir o propósito da APA, abordando também temas relativos a recursos e valores fundamentais, além de tratar sobre os programas de gestão para a consolidação da unidade. Foto Luiz Gardel/Semapi
Durante os três dias de encontro os envolvidos vão buscar definir o propósito da APA, abordando também temas relativos a recursos e valores fundamentais, além de tratar sobre os programas de gestão para a consolidação da unidade. Foto Luiz Gardel/Semapi

O secretário de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Israel Milani, destacou a importância do caráter plural das atividades. “Em todas as oficinas realizadas temos a participação dos moradores, de representantes de instituições parceiras e essa construção conjunta enriquece o processo”, comentou Israel.

De acordo com a gestora da APA, Mirna Caniso, após 10 anos da aprovação do plano de gestão APA Lago do Amapá, em 2020, a Semapi, o conselho consultivo da unidade de conservação, instituições parceiras e moradores, iniciaram a avaliação do grau de implementação dos programas contidos no plano de gestão e as necessidades impostas frente ao contexto socioeconômico atual.

“O passo seguinte foi a realização de diagnóstico dos meios biótico, físico e socioeconômico da APA que contribuiu para ampliar o conhecimento sobre a área. Em 2021, um novo zoneamento, adequado ao uso atual do solo e em consonância com a nova metodologia adotada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), foi definido em oficina participativa. Agora é a hora do planejamento estratégico”, explicou Mirna.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.