Domingo, 23 de Janeiro de 2022
29°

Pancada de chuva

Plácido de Castro - AC

Brasil Clarão no céu

Moradores de cidades de Minas Gerais relatam queda de meteoro

Segundo especialista, clarão e estrondo registrados por câmeras são características da ocorrência do fenômeno na atmosfera

15/01/2022 às 14h19
Por: Agência Plácido Fonte: R7
Compartilhe:
Câmeras de segurança registraram clarão BRAMON/REPRODUÇÃO
Câmeras de segurança registraram clarão BRAMON/REPRODUÇÃO

Câmeras de segurança flagraram a queda de um meteoro na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, na noite desta sexta-feira (14). O objeto foi visto por volta das 20h50 cruzando Patos de Minas, Perdizes e Uberlândia, entre outros municípios.

Moradores afirmam que o clarão nas ruas foi intenso e um forte estrondo foi ouvido. De acordo com Gilberto Dumont, diretor do Observatório de Astronomia de Patos de Minas, essas características são comuns na ocorrência do fenômeno.

"Com as primeiras imagens publicadas, nós podemos observar que possivelmente se trata da entrada de um meteoro na nossa atmosfera. O atrito com a atmosfera causa esse clarão e provoca, pelo deslocamento de ar, um grande estouro", explica. 

Ainda de acordo com Dumont, a Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), organização que produz e fornece dados científicos através de estações, está trabalhando para saber onde o objeto caiu.

"A rede já está reunindo os registros para calcular a trajetória desse corpo e fazer a predição do possível local de queda", diz.

Segundo o especialista, o episódio desta sexta-feira não foi o primeiro registrado em cidades mineiras. 

"Em 2020, nós tivemos um evento semelhante na região do Alto Paranaíba. A Bramon fez a triangulação. Meses depois, um fazendeiro achou o meteoro", relembra.

O Corpo de Bombeiros informou que não houve acionamento referente ao meteoro nos municípios que registraram o fenômeno.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.