Quarta, 18 de Maio de 2022
18°

Muitas nuvens

Plácido de Castro - AC

Saúde Boletim Covid-19

Acre registra três óbitos por Covid e 191 novos casos da doença neste domingo (23)

Uma morte ocorreu no sábado (22) e duas neste domingo (23), de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre).

23/01/2022 às 14h22
Por: Agência Plácido Fonte: G1/Ac
Compartilhe:
Acre registra três óbitos por Covid e mais de 190 novos casos da doença neste domingo — Foto: Geisy Negreiros/G1
Acre registra três óbitos por Covid e mais de 190 novos casos da doença neste domingo — Foto: Geisy Negreiros/G1

O Acre registrou três mortes por Covid-19 neste fim de semana, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Uma morte ocorreu no sábado (22) e duas neste domingo (23). Agora, em todo o estado, há 1.857 vítimas do novo coronavirus. No total, 191 novos casos da doença foram registrados no boletim deste domingo. O número de infectados no estado saiu de 93.533 para 93.724.

Ao todo, 137 exames estão à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). O número de altas é de 86.706.

No sábado o estado teve a triste marca de 1.529 casos novos em 24 horas e registrou um novo recorde. Na última quarta-feira (19), o Acre já havia registrado um alto número de casos, mais de 1,1 mil novos infectados em 24 horas.

Ômicron no AC

A Ômicron já responde por quase todos os resultados positivos de Covid no estado do Acre. É o que mostra um boletim de vigilância epidemiológica divulgado pela Rede Corona-ômica, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O estudo analisou 25 amostras positivas para Covid-19 do estado acreano entre 1º de novembro de 2021 e 6 de janeiro de 2022, e os dados indicam que no mês de janeiro a variante já representa 100% dos testes positivos de coronavírus no Acre.

Em janeiro foram analisados sete casos positivos de Covid-19, sendo que um deles deu que se tratava da Ômicron. Em dezembro, do total de 16 casos analisados, dois deram positivo para a variante. Já no mês de janeiro, os dois casos analisados de Covid indicaram que era a Ômicron.

Apesar dos dados da pesquisa, a Sesacre e a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco afirmam que ainda não há confirmação oficial de casos de Ômicron no estado e na capital.

Governo decreta emergência

Durante uma coletiva de apresentação do cenário epidemiológico do Acre, o governador Gladson Cameli disse que vai decretar situação de emergência devido ao aumento dos casos de Covid-19, no início do mês de janeiro.

Além disso, o governador junto com a secretária de Saúde, Paula Mariano, alertaram para a importância da vacinação como medida de proteção contra a doença e mantiveram todo estado na bandeira amarela. O Acre está na faixa de atenção desde o dia 24 de dezembro do ano passado, conforme nota divulgada pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19.

“Fizemos um trabalho de conscientizar a população sobre a importância da vacina para evitar momentos como este. Não sou cientista, mas sei que não podemos aqui mudar o foco se não for de uma vez por todas unirmos força para vencer essa situação. Determinei à doutora Paula que usasse toda a estrutura do estado para que nós possamos juntos, mais uma vez, fazer o que a ciência determina. Eu não vou contra a ciência, vou proteger a vida das pessoas e fazer o que tiver fazer”, disse o governador.

Acre permanece na faixa amarela

Ao todo, nos primeiros dias de janeiro deste ano, o Acre contabiliza 1.866 casos de Covid-19, conforme dados do boletim diário divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), um salto significativo comparado a dezembro do ano passado que fechou com 171 casos novos.

“Espero não ter que tomar medidas iguais as passadas que tomamos. Não estou preocupado com eleição. Minha preocupação é com o próximo. Preciso do apoio da sociedade, nos ajude a orientar as pessoas, a convencer aquele que ainda não está convencido que a vacina vai proteger a vida dele. Meu filho tem 8 anos e quando chegar a hora dele, vai tomar a vacina. Agora, é hora de deixarmos algumas prioridades e cuidar da própria vida. Só da minha equipe de segurança baixaram cinco. Então, não é brincadeira. Vamos manter na faixa amarela. Vamos focar nas pessoas em proteger a vida das pessoas", disse Cameli.

 

 

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.