Quarta, 18 de Maio de 2022
18°

Muitas nuvens

Plácido de Castro - AC

Polícia Balanço parcial

Operação Tentáculos II no AC apreende mais de 19 quilos de castanha, espingarda e munições

Operação, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ocorreu no Acre entre os dias 4 e 5 de maio e contou com atuação de vários órgãos federais.

07/05/2022 às 10h17
Por: Agência Plácido Fonte: G1/Ac
Compartilhe:
Em balanço parcial, Operação Tentáculos II no AC apreende mais de 19 quilos de castanha, espingarda e munições — Foto: Reprodução/PRF-AC
Em balanço parcial, Operação Tentáculos II no AC apreende mais de 19 quilos de castanha, espingarda e munições — Foto: Reprodução/PRF-AC

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a Operação Tentáculos e divulgou, nesta sexta-feira (6), um balanço parcial das ações. A operação ocorreu no Acre de 4 a 5 deste mês, nas cidades de Rio Branco e Xapuri, mas foi deflagrada ainda no estado de Rondônia, no período de 25 de abril a 5 de maio.

A ação teve como foco combater crimes ambientais, contra o fisco e a saúde pública. No Acre foram apreendidos, apenas no primeiro dia da operação, 19.923 kg de castanhas do Brasil beneficiadas e 38.000 litros de castanhas do Brasil "em cascas" (matéria prima), uma espingarda e várias munições.

Na última ocorrência do primeiro dia da Operação em Rio Branco, um taxi foi abordado e um dos passageiros portava 9,1g de cocaína e 5,2g de skunk. Foi constatado o crime de portar drogas para consumo próprio, lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e o homem se comprometeu a comparecer em juízo quando solicitado.

Além da PRF, a operação contou com a parceria de vários outros órgãos. Ministério da Agricultura e do Abastecimento (Mapa), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Receita Federal, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional do Cinema (Ancine), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) – na figura de seu Batalhão Ambiental, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam – RO), Secretaria de Estado de Finanças (Sefin– RO), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa– RO) e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz – AC).

O balanço final da ação ainda vai ser divulgado no fim do mês com os resultados das apreensões nos dois estados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.