Quarta, 18 de Maio de 2022
18°

Muitas nuvens

Plácido de Castro - AC

Geral Música

Ratos de Porão ataca a “Necropolítica” em seu afiado novo álbum; ouça agora

Primeiro disco da banda desde 2014 explora a decadência do Brasil nos últimos anos

13/05/2022 às 16h54
Por: Agência Plácido Fonte: Tenho Mais Discos que Amigos
Compartilhe:
Foto por Marcos Hermes
Foto por Marcos Hermes

Depois de uma espera cheia de expectativas, o novo disco do Ratos de Porão está entre nós.

Com uma trajetória de mais de 40 anos nas costas, o lendário grupo brasileiro liderado por João Gordo divulgou nas plataformas digitais o disco Necropolítica, cujo título explicita a temática de praticamente toda a obra, refletindo a degradação política e social pela qual o Brasil passou nos últimos anos.

O trabalho é o primeiro dos Ratos desde 2014 e chega como um álbum conceitual, que trata da era bolsonarista e da ascensão da extrema direita no país, abordando ainda os flertes com o rompimento da democracia e, claro, a pandemia que assolou ainda mais a situação nacional.

Musicalmente, a banda revisita seus gloriosos tempos dos anos 80, especificamente a famigerada “trilogia crossover” formada por Cada Dia Mais Sujo e Agressivo (1987), Brasil (1989) e Anarkophobia (1990). Não à toa, a banda enxerga vários paralelos entre a crise e desilusão daquele momento com a época atual.

Brasil Parte 2

O resultado é um disco que mostra o RDP em ótima forma, sempre trazendo a sua mistura única de Thrash Metal, Hardcore e muito mais recheada com letras afiadas, sem perder o tom satírico que lhe é característico nas últimas quatro décadas.

Em nota de imprensa, aliás, a banda descreve que Necropolítica é o resultado do “esterco repressivo produzido pelo gado verde-e-amarelo” e destaca, ainda, que ele poderia facilmente se chamar Brasil Parte 2, em referência ao clássico de 1989, já que traz “uma ode às mazelas, à decepção e às massas que colaboram de maneira bovina com seu próprio destino de subdesenvolvimento enquanto assistem à decomposição social diante de seus olhos”.

Você pode ouvir Necropolítica na íntegra logo abaixo. O disco será lançado em CD no Brasil pelo selo Shinigami e em vinil pela Fuzz On Discos.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.