Não dá para desvincular a carreira do Aerosmith das baladas. Apesar de contar com petardos do hard rock, além de músicas com um suingue funkeado contagiante, a banda pautou sua carreira desde os primórdios por momentos mais intimistas, que os ajudaram a ter maior repercussão radiofônica e conquistar até mesmo um público fora do seu circuito habitual.
No segundo auge, iniciado na metade final dos anos 1980, a coisa se tornou ainda maior, com as canções românticas chegando a tomar conta do tracklist em alguns momentos. A situação causou descontentamento até mesmo entre os integrantes do grupo – embora os cheques polpudos caindo na conta aliviassem a sensação.
Em seu livro de memórias, “O Barulho na Minha Cabeça te Incomoda? Uma Memória Feita de Rock ‘n’ Roll” (2011), o vocalista Steven Tyler contou:
“Quando compus a parte musical de ‘Seasons of Wither’, peguei o velho violão que Joey (Kramer, baterista) encontrou no lixo na Beacon Street sem cordas. Coloquei quatro cordas nele, que era tudo o que precisava porque estava muito distorcido. Fui até o porão e tentei encontrar as palavras que combinassem com os sons dispersos na minha cabeça, como se fosse composta automática. O lugar estava uma bagunça e eu coloquei toda a bagunça de lado. Larguei o tapete, tomei três comprimidos de Tuinal (barbitúrico), cheirei um pouco, sentei no chão, afinei o violão naquela afinação, aquela afinação especial que pensei ter inventado.”
Em relação ao título – “Estação de Seca” –, o frontman explicou à biografia oficial da banda, “Walk This Way” (2003):
“‘Seasons of Wither’ era sobre a paisagem de inverno perto desta casa onde eu morava com Joey perto de uma antiga granja. Eu costumava deitar na cama de madrugada, ouvindo o vento nas árvores, como parecia solitário e melancólico.”
Principal companheiro de Tyler, o guitarrista Joe Perry não esconde sua empolgação para com a criação do mestre de cerimônias. No mesmo livro supracitado ele exalta:
“As faixas de ‘Get Your Wings’ eram o que estávamos trabalhando em nosso apartamento na Beacon Street no verão de 1973. Eu compus o riff de ‘Same Old Song and Dance’ uma noite na sala da frente e Steven começou a cantar junto. ‘Spaced’ aconteceu da mesma forma no estúdio, com muitas contribuições de Jack Douglas, o produtor. ‘SOS’ significava ‘Same Old Sh*t’ e veio dos ensaios no Drummer’s Image… ‘Lord of the Thighs’ e ‘Seasons of Wither’ eram músicas de Steven. De todas as baladas que o Aerosmith já fez, ‘Wither’ foi a de que mais gostei.”
Para os fãs do rock brasileiro, “Seasons of Wither” também possui um significado particular. A música ganhou uma versão nacional pelas mãos de Lobão. A adaptação se chama “Moonlight Paranoia” e entrou no álbum “O Rock Errou” (1986), segundo da carreira solo do artista.
O poeta e letrista Bernardo Vilhena, colaborador frequente, ganhou créditos, assim como Júlio Barroso (Gang 90 e as Absurdettes) – junto às óbvias referências a Tyler e Perry. Ex-esposa de Lobão, Daniele Daumerie gravou vocais na faixa. Ela também apareceu na polêmica capa do disco.
Segundo disco da banda, “Get Your Wings” saiu em 1º de março de 1974. Marcou o início da parceria com o produtor Jack Douglas, que os consagraria logo a seguir. Além das faixas autorais, o tracklist contava com um cover para “Train Kept A-Rollin’”, de Tiny Bradshaw. A versão é baseada na do The Yardbirds.
Guitarristas que se consagrariam com a banda solo de Alice Cooper, Steve Hunter e Dick Wagner contribuíram com solos. O duo jazz fusion Brecker Brothers também participou gravando metais, assim como o saxofonista Stan Bronstein.
O trabalho teve repercussão discreta nas paradas à época do lançamento. Porém, com o estouro posterior do grupo, vendeu mais de 3 milhões de cópias só nos Estados Unidos.
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