Domingo, 22 de Maio de 2022
26°

Poucas nuvens

Plácido de Castro - AC

Política Em fevereiro

Bolsonaro vai ao Nordeste para inaugurar obra do rio São Francisco

Presidente vai ao Rio Grande do Norte em fevereiro, acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho

23/01/2022 às 15h05
Por: Agência Plácido Fonte: R7
Compartilhe:
Águas do rio São Francisco devem chegar ao Rio Grande do Norte em fevereiro ALAN SANTOS/PR - 26.06.2020
Águas do rio São Francisco devem chegar ao Rio Grande do Norte em fevereiro ALAN SANTOS/PR - 26.06.2020

O presidente Jair Bolsonaro confirmou que vai participar do evento que marca a chegada das águas da transposição do rio São Francisco ao Rio Grande do Norte, em 9 de fevereiro. A barragem de Boa Vista, localizada em São José de Piranhas, na Paraíba, teve as comportas abertas para liberação da água na sexta-feira (21). 

"No próximo dia 9 de fevereiro, lá estarei. Obrigado, meu Nordeste", escreveu Bolsonaro em uma postagem que acompanha um vídeo do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. O ministro estará com o presidente no evento, e já sinalizou a intenção de disputar o governo do estado potiguar nas próximas eleições.

Com a abertura das comportas em Boa Vista, a barragem de Caiçara, também na Paraíba, deverá ter seu enchimento completo até esta segunda-feira (24), liberando água para a barragem Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB), que atenderá 61.400 pessoas. Na sequência, as águas do Velho Chico seguirão para o Rio Grande do Norte, com previsão de chegada no mês de fevereiro.

A estrutura da barragem Boa Vista é a maior do gênero de toda a transposição, com capacidade de armazenamento de 260 milhões de metros cúbicos. Foram investidos R$ 270 milhões na obra, que tem 900 metros de extensão e faz parte do eixo norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Lançado em 2007, no governo do ex-presidente Lula, o último trecho de canal do Projeto São Francisco, entre os reservatórios Caiçara e Engenheiro Ávidos, foi inaugurado em outubro de 2021, em evento com a presença do presidente Jair Bolsonaro. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.