Quarta, 06 de Julho de 2022
27°

Poucas nuvens

Plácido de Castro - AC

Cultura Acre

Estado assessora planejamento operacional da Secretaria de Cultura de Cruzeiro do Sul

Representantes da área de Planejamento e Projetos (APP) e da Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural (DPHC) da Fundação de Cultura Elias Mansour...

09/05/2022 às 16h15
Por: Agência Plácido Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Representantes da área de Planejamento e Projetos (APP) e da Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural (DPHC) da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) assessoraram, na semana passada, a elaboração do planejamento operacional do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC) da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cruzeiro do Sul.

A ação é um produto do projeto de articulação institucional para fortalecimento, reconhecimento e valorização do patrimônio histórico e cultural do Acre, que foi efetivado pela DPHC/FEM em Cruzeiro do Sul, em agosto de 2021.

O encontro visou o planejamento operacional da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cruzeiro do Sul. Foto: assessoria FEM
O encontro visou o planejamento operacional da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cruzeiro do Sul. Foto: assessoria FEM

O encontro foi realizado no Centro de Referência em Inovações para Educação (Crie) e, ao longo de 12 horas, foram apresentadas as atividades desenvolvidas no ano passado pelo DPHAC, além da aplicação da metodologia dos servidores da FEM para auxiliar no planejamento operacional do departamento no período de 2022 a 2024.

Foi realizado o preenchimento das planilhas de atribuições, necessidades, problemas e de projetos do departamento, sendo apresentados os trâmites de tombamento e registro para bens culturais pela servidora da DPHC/FEM, Aurinete Malveira, e elaborados os fluxogramas internos a partir das atividades dos membros do departamento.

O DPHAC de Cruzeiro do Sul é um setor novo, criado em 2021, e já possui diversas ações realizadas, legislação específica na área de proteção do patrimônio cultural e planejamento de execução para o ano de 2022, tais como: catalogação dos bens culturais do município, reuniões do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural, entrevistas com historiadores, pesquisadores e pessoas da terceira idade, documentários sobre manifestações artísticas e culturais, elaboração de cartilha sobre educação patrimonial e a realização da I Semana do Patrimônio Cultural, entre outras atividades.

Na foto, o assessor Marcelo Ferreira. Foto: DPHC/FEM
Na foto, o assessor Marcelo Ferreira. Foto: DPHC/FEM

Para a chefe do departamento do DPHAC de Cruzeiro do Sul, Flávia Vasconcelos, o planejamento operacional realizado pela FEM foi imprescindível para auxiliar nos procedimentos técnicos necessários para os próximos passos do DPHAC. “Foi um diálogo dinâmico e construtivo, a equipe se sentiu grata pelo conhecimento adquirido e pela parceria estabelecida entre os setores e espera-se caminhar junto para contribuir na conservação e valorização dos patrimônios culturais”, contou.

Já para o assessor de Planejamento e Projetos da FEM, Marcelo Ferreira, o encontro foi de grande valia, firmando o fortalecimento entre as instituições e destacando a continuidade do projeto articulação institucional para fortalecimento, reconhecimento e valorização do patrimônio histórico e cultural do Acre em Cruzeiro do Sul, em parceria com Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e lazer.

O titular da pasta municipal, Aldemir Maciel, agradeceu à FEM pela oportunidade de realizar o planejamento operacional da secretaria. “Com esse planejamento, iremos de fato ver caminhos mais concretos para a realização de grandes ações na área do patrimônio histórico, artístico e cultural de Cruzeiro do Sul”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.