Quarta, 06 de Julho de 2022
24°

Poucas nuvens

Plácido de Castro - AC

Cultura Acre

Estado leva projeto Abraço Cultural a Assis Brasil

O que esperar de um sábado à noite? Muita alegria, música, dança e teatro. Foi o que a população de Assis Brasil recebeu do projeto Abraço Cultural...

09/05/2022 às 12h26 Atualizada em 09/05/2022 às 13h06
Por: Agência Plácido Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

O que esperar de um sábado à noite? Muita alegria, música, dança e teatro. Foi o que a população de Assis Brasilrecebeu do projeto Abraço Cultural, promovido pelo governodo Acre, por meio da Fundação de Cultural Elias Mansour (FEM), no último sábado, 7.

O evento, que foi realizado em frente ao Ginásio Poliesportivo Sidney Nascimento Morais, arrastou uma multidão para as ruas da cidade.

O evento contou com grande participação popular. Foto: Alessandro Silva
O evento contou com grande participação popular. Foto: Alessandro Silva

O Abraço Cultural, que tem o propósito de democratizar as ações culturais fomentadas pelo governo,atingiros 22 municípios do Acre eincluirtodos os trabalhadores e trabalhadoras em cultura do estado, chegou a sua terceira etapa, contemplando osmunicípiosdo Alto Acre. A primeira parada foi em Assis Brasil, distante 316 km da capital acreana, Rio Branco.

No palco, apresentou-seo grupo teatral Serven, que encenou ao público a peça A Morte me Chama. Para a coordenadora da trupe, Tacila Alenberg, a ação dogoverno do Acre é uma grande oportunidade para os trabalhadores da cultura, que estavam ociosos devido à pandemia.

“O governo está de parabéns por esse projeto tão especial para nós, que promovemos a cultura nos municípios, pois a pandemia prejudicou nossas atividades.Muitas vezes somos esquecidos, o que não é o caso desta gestão, que, juntamente com a Prefeitura de Assis Brasil, tem sido sensível à nossa classe, que tanto tem sofrido com este momento”, enfatizou Tacila.

O grupo de dança Coreo Dance também fez uma performance. “Estou muito feliz em poder subir nesse palco e fazer aquilo que tanto amo, que é dançar”, comemora a jovemMyrnaSantos.

Os músicos JQS dos Teclados, Novais Souza, Natália Azevedo e Zezinho dos Teclados fizeram o público tirar o pé do chão e fazer aquele “piseiro” em meio à via pública.

A população aprovou o evento. “O governo está de parabéns, pois estávamos carentes desse tipo de ação aqui em nosso município. O evento foi muito bom”, opina a servidora pública Pamyla Farias.

A servidora publica Pamyla Farias aprovou o evento.Foto Alessandro Silva
A servidora publica Pamyla Farias aprovou o evento.Foto Alessandro Silva

O prefeito do município, Jerry Correia, comemorou o sucesso do evento e destacou a parceria com o Estado, que vai além do setor cultural. “Agradecemos a toda a equipe da FEM, que está nos ajudando neste evento. O governo do Acre tem sido um grande e importante parceiro para o município deAssis Brasil, em todos os setores”, afirma Jerry.

Prefeito Jerry Correia comemora parceria entre governo do Acre e Prefeitura de Assis Brasil. Foto: Alessandro Silva
Prefeito Jerry Correia comemora parceria entre governo do Acre e Prefeitura de Assis Brasil. Foto: Alessandro Silva

Além de fomentar a cultura e incentivar os artistas locais, o projeto Abraço Cultural tem como objetivo aquecer a economia, apoiandoos pequenos empreendedores que trabalham com a comercialização de alimentos e bebidas.

“Para os vendedores de alimentos, é uma oportunidade de poder vender e ter nossodinheirinhono bolso. Ainda mais que passamos mais dedois anos praticamente parados devido à falta de eventos. Hoje já vendemos o que não vendíamos em um mês”, celebra sorridente, Ronaldo Ferreira, vendedor ambulante.

O vendedor ambulante Ronaldo Ferreira satisfeito pelas vendas durante o evento. Foto: Alessandro Silva
O vendedor ambulante Ronaldo Ferreira satisfeito pelas vendas durante o evento. Foto: Alessandro Silva

O projeto continua nesta semanaem Xapuri, na quarta-feira, 11; em Epitaciolândia, na sexta, 13; e em Brasileia, no domingo, 15.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.